segunda-feira, 9 de julho de 2007

Seguindo o Caminho de Jesus Cristo hoje

Buscamos em nossa reflexão demonstrar qual foi o Caminho de Jesus Cristo. Procuramos, ainda que resumidamente, fazer com Ele a passagem pela Palestina, saindo da Galiléia até Jerusalém. Esbarramos naquele homem nascido de Maria, que cresceu em sabedoria, em estatura e em graça (Lc. 2,52). E encontramos um Deus tremendamente apaixonado pelo ser humano. um Deus que assume a realidade humana para confirmar o plano da criação. Para confirmar que a humanidade não é um mal necessário para chegar ao céu, mas condição para fazer o caminho. Caminho que depois de Jesus de Nazaré ganhou um roteiro bem visível, chamado Reino de Deus.
Com a presença histórica de Deus em Jesus Cristo aqueles que fazem a experiência de fé neste Deus passam a ter um modelo concreto e objetivo de trajetória de vida. Assim, os que se dizem ligados ao Cristianismos devem ter disposição para fazer de suas vidas a mesma coisa que Jesus fez com a dele. Como foi visto, Jesus Cristo é o Messias Servidor. Ele é como o Servo de Javé de Isaias (Is. 52,13-53,12) o homem da solidariedade. Ele nos salva não tirando o nosso lugar, mas nos capacitando para realizar o caminho.

O que procuramos fazer foi justamente insistir em afirmar uma fé cristã comprometida tremendamente com a vida humana por causa de Jesus Cristo. O processo de evangelização e a catequese nem sempre apresentam o Deus revelado no Senhor Jesus de modo integral. ficamos com uma fé minguada, raquítica, individualista ao extremo: "Salva a tua alma". Ora, foi isto que Jesus nos mostrou? Ele veio se salvar ou nos salvar? Se Ele nos salvou enquanto humano, dando um testemunho de solidariedade com todos os que encontrva no caminho da salvação, existe aí uma revelação revolucionária: o caminho da salvação passa, pata todo ser humano, pela valorização da vida. Da própria existência e da existência alheia.

Ora, o que significa viver a vida como Jesus no mundo de hoje? Qual seria o papel da Igreja de Cristo diante de um mundo machucado pelo pecado humano do egoísmo, da vaidade, da injustiça, enfim de tudo aquilo que não deixa o ser humano bom criado poe Deus, viver com dignidade? Apenas reunir os fiéis para louvar e pedir milagres, ou promover também um aprofundamento do seguimento integral de Jesus Cristo? Cremos que estas reflexôes cristológicas apresentadas aqui, ainda que sinteticamente, possibilitam visualizar e perceber que, se queremos viver o cristianismo com profundidade e responder a tais perguntas, só nos resta uma opção: fazer O caminho de Jesus Cristo assumindo o Reino de Deus desde já. Só assim poderemos experimentar aquilo que o Apocalipse relata tão bem: Eis a tenda de Deus com os homens. Ele habitará com eles; eles serão o seu povo, e Deus será o seu Deus. Ele enxugará toda lágrima dos seus olhos, pois nunca mais haverá morte, nem luto, nem clamor, e nem dor haverá mais. Sim! As coisas antigas se foram (Ap 21, 3-4).

Nenhum comentário: