segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Que relação existe entre a Tradição e a Sagrada Escritura?

A Tradição e a Sagrada Escritura não podem ser separada. Não é possível alguém querer viver o que diz a Tradição e outro o que diz a Escritura. É necessário contemplar essa duas realidades como a face do mesmo Deus que se comunica ao ser humano. Deus nos fala na Tradição e na Escritura. Isso é fundamental compreender bem para não criar confusão dentro de nós e nos outros. Elas se completam reciprocamente. Devemos estar sempre atentos e de coração aberto para poder compreender a mensagem de Deus que nos chega através de tantos meios. Mas nunca separar a voz de Deus da história que ao longo dos séculos foi formando-se.
As duas fontes, Tradição e Escrituras, tem a mesma nascente (Deus), onde a Igreja vai beber a água pura e procurar sempre sua fecundidade. A Igreja não pode manipular nem contaminar essas duas fontes para si mesma, deve conservá-las com a máxima fidelidade. Não há continuidade da presença do Senhor na história se nos afastamos da nascente viva que é Deus. Deus não nos fala diretamente como um dia Ele falava face a face com o Moises. Ele pronunciou uma única palavra, que é Cristo, e em Cristo nos diz tudo o que ele tinha a nos dizer. Mas cabe à Igreja a grande missão de explicitar os mistérios escondidos na Tradição e na Escritura. Essas verdades foram retidas por todos os séculos e têm como alicerce não a inteligência humana nem a reflexão teológica, mas sim a continuidade do pensamento de Jesus e dos Apóstolos.
A Tradição e a Escritura são um único depósito, tesouro, nascente da nossa fé. A fé não se baseia sobre o ouvir dizer ou me disseram, mas sim sobre verdades que podem e devem ser comprovadas não só com a intelegência, mas com a graça de Deus. A Igreja, portanto, em tudo o que diz, vai servir-se da Tradição e da Escritura. Preste atenção: você não vê como todos os documentos da Igreja são sempre fundamentados com citações da Bíblia e da Tradição, e todos são escritos por quem vive na Igreja Bispos Papas?. Tudo isso é que nos dá certeza de que estamos no caminho certo. Não há ruptura entre o nosso hoje e o nosso ontem. Podemos, portanto, pisar firmes para construir nosso amanhã.
Fonte: Catecismo da Igreja Católica números de 80 a 97

Nenhum comentário: