segunda-feira, 2 de abril de 2007

Páscoa, um modo de vida

Páscoa é a festa mais importante dos cristãos. O ponto alto do ano liturgico. É preparada durante os quarenta dias da Quaresma e prolongada nos cinquenta dias do tempo pascal.

É o dia em que celebramos a vitória da Vida sobre a morte: O Jesus crucificado, Deus o ressuscitou dos mortos. Foi o que Pedro anunciou aos Judeus na praça de Jerusalém. Jesus foi perseguido, odiado, acusado, preso e condenado à morte na cruz por aqueles que tinham medo de sua mensagem. "O Reino será dado aos pobres". Eles condenaram a morte por covardia, por inveja, por entender que perderiam seus privilégios e seu poder, por entender que ele subvertia a ordem religiosa afirmando ser Filho de Deus, o que era considerado uma blasfêmia.

Jesus poderia ter fugido. Poderia ter negado tudo o que disse, para se salvar. Não o fez. Seria trair seu Pai. Seria trair os pobres e humildes. Seria não cumprir sua missão. Encarou a morte de frente. com medo. é lógico pois Jesus era 100% humano e 100% Divino e Ele percebe todo seu sofrimento, por isso Ele pede ao Pai: "Pai se for possivel afasta de mim este Calíce". E suando água e sangue. mas não fugiu.

Morreu pregado na cruz como um criminoso, um fora da lei, um amaldiçoado. Os inimigos dele ficaram feliz da vida e diziam: até que enfim a paz voltaria à região. Não precisariam mais ouvir os insultos deste filho de carpinteiro metido a profeta e a Messias. Os discípulos de Jesus ficaram arrasados. Será que haviam se enganados?. A esperança escorregou por entre os dedos: tudo acabou. Ele morreu! Que será de nós sem o seu grande lider.

Mas na reunião dos discípulos que choravam a sua morte e se escondiam por medo do Judeus, Ele apareceu. Vivo. Ressuscitado. Ele e sua mensagem sobre o Reino. O Pai não podia deixar seu Filho na morte, não podia deixar dúvida alguma sobre a sua missão. Por isso, o Pai reabriu o processo que Pilatos, Herodes e as autoridades haviam feito contra Jesus e deu sentença contrária. "Os culpados e criminosos são vocês! Ele é inocente. Ele anunciou a verdade: O Reino será dos pobres e humildes. Para os discípulos, a esperança e a alegria voltaram. Um enorme sentimento de gratidão invadia todos eles e encheram de coragem e ânimo para levar avante a missão de Jesus. pois haviam recebido de Jesus a promessa que em todos os cantos da terra que estiverem, o Espirito Santo do Pai e do Filho estará com vocês.

Na Páscoa, nós festejamos a vitória de Jesus sobre a morte. participamos e nos identificamos com Ele na sua morte e na sua ressureição. Unidos a Jesus que está sentado a direita de Deus, sabemos que a vida é mais forte do que a morte, a verdade mais forte que a mentira, a justiça de Deus é mais forte que a injustiça dos grandes e poderosos.

Páscoa não é só uma festa. É um modo de viver. um dia passamos pela água do batismo, significando nossa participação na morte e ressurreição de Jesus Cristo. Por isso, animados e guiados pelo Espirito Santo que recebemos através do Cristo, somos chamados a viver uma vida pascal. Procuramos fazer a passagem da morte para a vida, em nossa existência individual e social. Procuramos superar o egoísmo, os vícios, o ódio, a indeferença pelos irmãos, crescendo no amor, na dedicação, na doação de nossa vida. Procuramos vencer as injustiças, a opressão, o sistema de vida baseada na ganância, no luxo, na violência, no aumento do capital a qualquer custo, não se importando com a caridade. Procuramos construir com muita luta e esperança uma sociedade justa e fraterna, baseada no amor, na partilha, na solidariedade, no respeito a cada pessoa humana

Valdelir Rey Monte é menbro da Escola Diocesana de Teologia, e atua na Pastoral Liturgica na Paróquia São Benedito Americana.

Nenhum comentário: